Museus

Por mais que as lojas sejam uma atração compulsiva para nós mulheres (para algums homens também, fala a verdade) eu adoro separar pelo menos uma parte do meu dia para visitar algum museu quando viajo. Além do upgrade cultural e artístico acho a atmosfera de um museu rica por si só.. literalmente se respira informação, modernidade, cultura, passado e beleza. Vou contar um pouquinho dos museus que eu fui dessa vez, mas Londres tem muitos outros museus e galerias imperdíveis! Inspirem-se pra próxima visita a cidade!

A National Gallery é um dos que eu mais gosto, principalmente porque ele só exibe quadros, que são minha atração favorita (confesso que objetos, mumias e animais não são minha predileção).  Ele é a casa de várias pinturas bem famosas, daquelas que a gente estuda no colégio e na faculdade, como os Girassois de Van Gogh, e é bem emocionante vê-las de pertinho. O museu tem várias atividades “extras”, como atividades para crianças e tour guiados. Acompanhei de longe uma dessas aulinhas para os pequenos e fiquei com vontade de ser criança outra vez! Os quadros ficam separados por países e séculos, de uma maneira bem lógica e fácil de entender. Recomendadíssimo!

Fui ao Victoria and Albert só pra ver a exposição Grace Kelly: Style Icon. Quem não conheçe o resto do museu, acho que vale visitar também, ou escolher as partes que mais agradam, porque é bem grande! Bom, voltando a Grace, eu adorei ver um pouco do guarda-roupa dela, os acessórios de cabelo (que eu não sabia que ela gostava, e era até bem extravagante nas escolhas), a bolsa da Hermès que foi re-batizada com o nome dela, os videos sobre a vida, as muitas peças de alta-costura…. Tudo impecável!

“Grace Kelly se tornou conhecida por seu senso vestido impecável. Esta exposição explora, através de suas roupas, a história de sua transformação de atriz de Hollywood a princesa de uma das mais antigas famílias reais europeias. Em exposição, trajes de seus filmes, os vestidos muito divulgados feitos para o enxoval e o casamento, a haute couture francesa – um tipo diferente de costume – que era necessário para seu papel posterior como a princesa de Mônaco “. (Fonte: V&A) Ela fica em cartaz só até o dia 26 de setembro!

O Tate Modern é o irmão mais novo do Tate Britain, e abriga coleções de Arte Britânica apartir dos anos 1500, e Arte Moderna do mundo todo. Pop Art, Surrealismo e outros movimentos artísticos ficam em exposição lá. O prédio é lindo, bem moderno e colorido por dentro, um restaurante panorâmico no ultimo piso e uma loja que além de souvenir e cacarecos vende um punhado de livros de arte e design bem legais! A minha dica no Tate Modern é fazer uma visita guiada, que funciona assim: você dá uma olhada no site do museu, pra ver onde é o ponto de encontro e o horário, e espera lá o seu guia chegar. A visita dura mais ou menos 50 minutos, e o guia explica alguns quadros de uma das alas do museu, contando historias, curiosidades e o panorama cultural da época. Eu adorei!

O prédio da Somerset House já vale a visita! O pátio tem chafariz super moderno, que agora no verão fica cheio de crianças se refrescando do calor (nem tão quente assim ) londrino, e no inverno isso vira uma pista de patinação no gelo. Além disso, a Somerset é a “casa” da semana de moda londrina. Eu fui lá pra ver a exposição em comemoração aos 20 anos da Maison Martin Margiela. O designer belga é famoso pelas criações desconstruídas e que as vezes chocam. Não é um must-go, e eu não achei o máximo, mas Martin é Martin, então se você gosta, vai valer a pena!

Outra coisa legal da Somerser House são os restaurantes do chef  Tom Aikens: O Tom’s Deli, Tom’s Terrace e o Tom’s Kitchen (Nada egocêntrico ele né? Mas as comidinhas são uma delicia!)

(Deixei as galerias para um próximo post, porque vocês iam cansar de ler! Todas as informações como horários e endereços estão nos sites dos museus, é só clicar no nome deles!)

Deixe uma resposta

