As lojas de departamento

Londres é um paraíso no quesito lojas de departamento. Tem pra todos os estilos, de todos os tamanhos e com seleções de produtos diferentes. O que eu acho mais legal, é que todas tem muitos anos de tradição e cada uma valoriza isso de um jeito diferente, seja na decoração pomposa, no atendimento impecável, e assim vai.. Mas chega de bla bla bla, que eu sei que vocês querem saber é das “lojinhas”!

A Harrods é a loja de departamento oficial dos turistas. Enorme, com uma fachada imponente, é bem fácil se perder lá dentro. Nos 7 andares da loja você encontra de tudo: acessórios, cosméticos, sapatos, roupas para todas as ocasiões, uma seção de esportes, uma pros pequenos além de presentes, obejtos para casa e decoração, e os mais do que difundidos souvenirs da loja (quem nunca viu uma “tia” andando na rua com uma sacolinha de plástico da Harrods?!). Mas a grande atração da Harrods, na minha opnião, é o Food Hall: tem uma seleção incrível de produtos ingleses e importados, bem apresentados, de dar água na boca! Se a fome bater no meio das compras, a sua disposição estão 28 restaurantes que servem todos os tipos de paladar: de lanches rapidos, almoço com a família até pratos mais elaborados.

Apesar de ser a favorita dos que visitam a cidade, eu acho ela grande demais, com gente demais, e atendimento pouco atencioso comparado as outras lojas. (Ah, como todas as outras lojas que visitei, a Harrods já estava em clima de Natal, com uma seção inteira dedicada a enfeites e produtos natalinos! Sim ainda era metade de agosto.. Cedo né?)

87-135 Brompton Road, SW1 – Tube: Knightsbridge – http://www.harrods.com

A Selfridges é a concorrente mais direta da Harrods. Quase tudo que uma tem, a outra tem também, sendo que Selfridges tem uma atmosfera mais jovem e ilumida. Eles acabaram de inaugurar, nem tudo está pronto ainda, uma nova seção de sapatos que ficou incrível! Algumas marcas fizeram edições especiais de seus modelos para a inauguração.. Puro charme.. Continuando com os loucos desejos femininos, o piso de bolsas de lá é ótimo também, “abraçado” por lojas de marcas desejo, ele é o paraíso das meninas!

(Começou hoje uma exposição chamada Vivienne Westwood Shoes: An Exibiton, que vai até o dia 22 de setembro, e mostra uma seleção de sapatos criados por ela desde 1973 até 2010. A exposição acontece no Ultralounge, que fica no piso subterrâneo.)

400 Oxford Street, W1 – Tube: Bond Street – http://www.selfridges.co.uk

A Harvey Nichols é a department store mais fashionista da cidade. Lá não se encontra de tudo como nas outras, mas uma seleção apuradíssima de tudo que está bombando nas ruas, nos editoriais e nas festas mais badaladas. O piso térreo segue a tradição das lojas desse tipo e é recheado de marcas de maquiagem, produtos para o cabelo e serviços rápidos de beleza, como unhas e sobrancelhas (falarei mais disso depois), além de bolsas e acessórios. Os dois pisos do subsolo são território dos meninos. O ultimo piso tem restaurantes, um take-away com sanduíches ótimos, e um “mini supermercado” com produtinhos super legais.  E o recheio disso tudo, são 4 andares de puro deleite fashion (é a minha preferida!).

109-125 Knightsbridge, SW1 – Tube: Knightsbridge – http://www.harveynichols.com

A Liberty é famosíssima pelas estampas miudinhas de flores, mas ela também é uma loja de departamentos, com uma seleção de peças modernas e bem descoladas. O ponto alto? O departamento de scarfs, lotado de coisas lindas, eles te dão aulinhas de como amarrar a sua, e são super atenciosos. O departamento de jóias e bijuterias, enlouquecedor. Os objetos com a estampa liberty. E se você como eu, adora um trabalho manual, tipo trico, costura, crochê, vai ter um ataque quando ver a seção da Liberty dedicada a essas coisas! Tem livros, tecidos, fitas, botões, linhas coloridas, lãs, TUDO, pra soltar a criatividade por aí! (As flores de lá são lindas também, e a comida do restaurante principal é bem light!)

Great Marlborough Street/Regent Street – Tube: Oxford Circus – http://www.liberty.co.uk

Deixei essa por último porque ela foi a minha grande descoberta! Ela fica do lado de Piccadilly Circus e quando você entra na Fortnum & Mason sabe que está entrando em um lugar especial. Fornecedora oficial da Rainha Elisabeth, eles são sinônimo de excelência e qualidade nas comidinhas. As cestas de piquenique são de babar, as latinhas de chá coloridas e lindas, os doces parecem de mentira de tão lindos, é uma loucura! Tem um andar cheio de presentes para mulheres, incluindo as bolsas que a Rainha usa, outro com leather-goods, um chamado “The cook shop” que tem desde utensílios de cozinha até porcelanas lindas e super exclusivas. Os enfeites de Natal mais lindos entres as lojas de departamento são os de lá, e o chá da tarde tambem é ótimo!

181 Piccadilly, W1 – Tube: Piccadilly Circus – http://www.fortnunandmason.com

Amanhã tem mais, dessa vez dicas culturais! Stay tuned!

Uma opinião sobre “As lojas de departamento

  1. Pingback: Passeio 1 – A Walk Through London 1 | put me in 1st class

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s